quarta-feira, 27 de maio de 2015

Teatro da Poesia

    Olá pessoas lindas do meu cantinho, hoje eu venho finalmente contar (ainda superficialmente) sobre um projeto novo que tem me enchido a mente e o coração. Já a algum tempo vinha sonhando uma companhia de teatro que me permitisse explorar as histórias que eu sempre quis contar no palco de modo que me fosse possível dar um tempo, corpo e espaço às imagens que vejo sempre na minha cabeça e às quais ainda não consegui dar vida. É desse desejo e inquietação que está sendo gerado o Teatro da Poesia.
       Junto com meu parceiro de vida e de palco, Jadir Pereira (*-*), está sendo gerada uma nova Companhia de Teatro na cena Alagoana que tem como premissa básica poetizar (Me sentindo grávida.. =P). Mas o que vem a ser isso? Afinal de contas o que é poesia? E o que é levá-la aos palcos? Humildemente, concordo que há certa ousadia no projeto. Mas não é quase inerente à arte, a ousadia?
      Bom, ainda assim, e sem tomar isso como verdade absoluta, o Teatro da Poesia acredita desde já que a poesia, muito mais que poemas e sonetos, está em tudo: "Sem autoria e sem versos a poesia será encontrada" (verso de poema de Fernando Paixão).  E de tal modo em tudo que não se sabe onde começa e onde termina. Mas está lá. Em tudo: No âmago do nosso estômago; de onde sai pelos nossos olhos a tocar o mundo (ou seria o mundo que traz poesia aos nossos olhos?). Está na música e nas artes tanto quanto na pedra. Talvez aquela mesma que inspirou Drummond a escrever seu famoso poema : "No meio do caminho, havia uma pedra". Ele soube ver a poesia nela. 
       E o Teatro da Poesia se propõe a isso: A olhar com olhos que procuram a poesia naquilo ali, aquela coisa mínima que ninguém olha. Pretende tocar o público de modo a conseguir provocar esse olhar mais aguçado sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor. Um sopro para que nossos olhos enxerguem melhor a poesia no mundo, porque é também de poesia que ele é feito.
         Assim sendo, estamos preparando alguns projetos bem bonitos que logo logo chegarão até vocês e espero que vocês gostem e nos acompanhem. Já existe uma página da companhia no face bem aqui, a qual algumas pessoas lindas já curtiram, apesar da ausência de informações presentes por lá. A essas pessoas, agradeço enormemente o voto de confiança que vocês depositaram em nós desde esse comecinho e peço que continuem por ali: Estamos em silêncio ainda, mas isso apenas porque estamos trabalhando em algo que queremos deixar bem bonito pra vocês. E aos que ainda não curtiram a página, fiquem à vontade para curtir. Em breve, mais informações serão dadas e devagar nossa poesia vai chegando até vocês. Peguem carona na nossa bicicleta que vem coisa bonita por aí... *_*



Louryne Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário