segunda-feira, 28 de julho de 2014

Filme "Miséria e neon" (João Daniel Maia): Maria das Dores

    Gente, e como eu pude quase esquecer desse trabalho? Esse foi do final do ano passado e me rendeu um aprendizado enorme. Eu nem estava na ETA ainda. Estava me preparando para o teste de admissão (aquele em que eu fiz a Fedra e que você pode ter uma ideia de como foi aqui.). Um amigo muito querido namorado de outra amiga muito querida estava concluindo uma pós-graduação e seu trabalho de conclusão seria a produção de um curta *_* (Ahh, como eu queria poder ter feito um trabalho assim na minha conclusão de faculdade... Um trabalho artístico ao invés de um TCC... *_*). Então eu fui convidada. E sou muito grata por isso até hoje.
      Bom, mas na verdade não sei exatamente se a gnt pode chamar de curta, pq o filme tem 1 hora e 12 min mais ou menos... =P Mas, então, o filme é em formato de áudio apenas e foi feito com base em uma música linda do cantor e compositor pernambucano accioly neto, Veneza Veneza, que vos segue, sendo, no entanto, interpretada por Santanna, o cantador:


      
          Gente, o filme vale muito a pena! É incrível o que o Daniel conseguiu fazer apenas com áudio, sinceramente. E tem muito da gente ali (povo alagoano, maceioense), são as nossas ruas, as músicas que a gente escuta... Vale realmente MUITO a pena! O elenco nem tinha nenhum ator profissional (só a Fran) e mesmo assim todo mundo arrasou e a Maria é uma personagem de quem até hoje sinto falta de vez em quando.
      Quando a Fran me passou o roteiro, eu adorei, principalmente, por pegar um texto que tinha tanto a cara da minha terra, que falava da minha terra, dos lugares daqui, dessa gente que trabalha tanto, sua tanto e nem sempre tem o reconhecimento que merece. O próximo passo foi pesquisar essa música que deu origem ao roteiro, a qual me encantou totalmente e ocupou minha playlist por dias e dias até a gravação. E depois foi a vez da Maria.

  • MARIA DAS DORES
      A Maria é uma estudante de arquitetura que veio para um Congresso em Maceió. Amante de viagens e fotografias, ela sai pela cidade para conhecer suas belezas particulares e registrá-las através das suas lentes, mas mais do que isso, ela também conhece um pouco do nosso povo através do encontro com Cleiton (Jadir Pereira). Um encontro desses que não se repetem e mesmo assim marcam nossa memória.


  • E Como ter acesso a esse filme maravilhoso??

      Aqui é possível baixar o filme no 4shared. Como eu disse, é apenas áudio, então está em mp3. E abaixo segue a ficha técnica:


FICHA TÉCNICA

MISÉRIA E NEON
ANO: 2013
(trabalho inspirado na música Veneza Veneza do cantor e compositor pernambucano Accioly Neto)
Tempo: 73 min;
Blocos: 13 sequências;
Formato: auditivo;

ROTEIRO
DIREÇÃO
PRODUÇÃO
ÁUDIO DE GRAVAÇÃO
TÉCNICO DE ÁUDIO
TRILHA SONORA
SONOPLASTIA
EDIÇÃO
PÓS-PRODUÇÃO

João Daniel Maia

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Fran Oliveira

ELENCO

Elton – Lucas Dread
Edelson – Lucas Dread
Desconhecido 1 – Lucas Dread
Maria das Dores – Louryne Simões
Cleiton – Jadir Pereira
Rodrigo – João Daniel Maia
Policial – João Daniel Maia
Vozes – João Daniel Maia
Vado – João Daniel Maia
Daniel – João Paulo Born
Seu Expedito – João Paulo Born
Doido – Humberto Jorge Maia
Felipe – Humberto Jorge Maia
Ari – Humberto Jorge Maia
Zé Praxede – Humberto Jorge Maia
Deda Maria – Rita de Cássia
Dona Lurdes – Fran Oliveira
Recepcionista – Fran Oliveira
Senhora – Ana da Silva

        



  • EU POR MIM MESMA
     Quando gravei , eu ainda não tinha começado na ETA  e tinha feito apenas algumas oficinas de teatro. Trabalhar nesse projeto que só pedia minha voz e toda a intenção vocal que ela pudesse oferecer, foi totalmente novo pra mim. E difícil. Fiz o melhor que eu podia fazer naquele momento, mas acredito que se o convite me fosse feito hoje, eu teria feito melhor. O que não implica dizer que eu não goste deste trabalho, implica dizer que amadureci em alguns pontos de lá pra cá. E devo isso também a este trabalho. Aliás, cada passo que postei aqui me rendeu, sem a menor dúvida, algum aprendizado. Como disse, eu gosto demais da Maria. Realmente até hoje sinto falta dela.


Louryne Simões

4 comentários:

  1. Oie, tô adorando o blog!!
    E essa música?? Adoro as músicas de Accioly Neto, fui criada no sertão ouvindo
    músicas de qualidade, também conheço Santanna,amigo do meu irmão que também é cantor e compositor. Como dizem as pessoas que conheço aqui em Alagoas, só gosto de músicas de velho, não ligo, gosto mesmo e tenho maior prazer, pq gosto de coisas de qualidade e não de safadão.
    bjusss
    e toda sorte do mundo nessa sua fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carina!!
      Eu que adorei saber que você tá acompanhando o blog... *_* Você não tem ideia de como isso me deixa feliz. Muito obrigada mesmo por se importar com esses meus momentos que são tão importantes para mim.
      Olha eu não conhecia essa música gnt... Conheci pra gravar esse filme e me apaixonei perdidamente por ela, até hj me pego passando tardes repetindo e repetindo ela *_* E eu sou testemunha desse teu bom gosto musical.. =P

      Agora, olha, se vc gosta da música, dá uma ouvida no filme. O Daniel fez baseada na música e ficou muito muito bom, super vale a pena escutar. Fora q ia ser um prazer enorme p mim se vc ouvisse e comentasse cmg depois... =) Tem coisa de 1 h e 10min, dá p ouvir nos nossos trânsitos d Fernandes Lima aqui de Maceió.. =P

      Excluir
    2. Pode deixar que vou ouvir :)
      Tb assisti seu vídeo . bjus

      Excluir
  2. Ahhh Carina, vc é vc.. ^_^
    O vídeo tá bem mais ou menos, mas marca um momento super importante q foi aquele teste. E eu criei um carinho enorme pela Fedra tb... Esse lance q a gnt se apega aos personagens que faz é a maior verdade do mundo.. =P
    No palco juro q ficou td mais bonito.. =P

    ResponderExcluir