segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Das coisas que não contei por aqui: Web-série Texto ex Machina, episódio 2: As Ruínas

     Bom dia, povo lindo!
     Hoje eu venho falar sobre uma experiência maravilhosa que eu tive a alguns meses atrás. Em julho deste ano, eu fui convidada pelo ator, meu amigo e de quem tb sou muito fã Bruno Alves a participar de um projeto que estava nascendo da parceria do Coletivo Volante (se vc ainda não conhece o trabalho incrível desse coletivo, por favor clique neste link que você não vai se arrepender) com o Estúdio Atroá, o que significava que além de trabalhar com o Bruno, eu iria trabalhar com outra pessoa que eu tb adoro, sou super fã e com quem já era louca pra trabalhar fazia um tempinho, Nivaldo Vasconcelos (havíamos trabalhado juntos na produção do "Atirou para matar", já que ele fez a preparação de elenco do curta, mas aqui eu sabia que a coisa seria diferente) e o que significava também que só podia vir coisa boa daí.
     Eu iria participar do segundo episódio da web-série Texto ex Machina, As ruínas. 

     Para aqueles que ainda não conhecem a web-série (Comassim??), eis a sinopse: 

      “Texto Ex Machina”, literalmente “texto saído da máquina” é uma websérie criada por Nivaldo Vasconcelos (Estúdio Atroá) e Bruno Alves (Coletivo Volante de Teatro) para o facebook e vem desde Julho de 2015, quinzenalmente, realizando um jogo de desafio de criações entre a dramaturgia teatral e o audiovisual. O desafio é simples: Com o uso de apenas uma câmera, um cenário (No caso a própria casa dos realizadores) e atores, construir episódios onde o foco é o texto e a experimentação audiovisual. Os textos lidos inicialmente são frutos de uma intensa busca por uma dramaturgia própria do Coletivo Volante, grupo teatral fundado pelo ator Bruno Alves que busca a união de diversos segmentos artísticos em torno do teatro. Porém graças ao alcance das visualizações os diálogos se ampliaram. Em agosto firmaram parceria com o Coletivo Malditos Dramaturgos! de São Paulo e não param por aí, trazendo releituras de dramaturgos e dramaturgas de outros estados. Os vídeos são produzidos com imagens brutas, som captado pelo microfone da câmera e manipuladas unicamente na montagem, reescrevendo artesanalmente os textos originais. Texto Ex-Machina trata de escrita e linguagem, buscando apaziguar as buscas tão distintas que existem entrem Teatro e Audiovisual.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e curadoria de textos: Bruno Alves.
Direção, Fotografia, montagem e design: Nivaldo Vasconcelos.
Com atores, atrizes e dramaturgxs convidadxs.

      Tudo começou quando, meses antes, em maio deste ano, eu, Bruno, Jadir Pereira e outros atores locais participamos de uma oficina de Dramaturgia oferecida pelo Sesc. A oficina era Dramaturgia contemporânea: escrever no labirinto e foi maravilhosamente ministrada pelo dramaturgo mineiro Vinícius Souza. Os exercícios de escrita, as discussões e experiências realizadas na oficinas suscitaram em nós tal inquietação com relação à dramaturgia e o exercício da escrita que resolvemos manter esse diálogo mesmo após o fim da oficina. Quem tomou à frente para que isso acontecesse de fato foi o Bruno. E diante de tantas produções de textos dramatúrgicos, Bruno e Nivaldo, reconhecido diretor do cinema alagoano que eu já conhecia desde o ano passado e desde então, como disse aqui, queria a oportunidade de participar em um projeto dele, tiveram a brilhante ideia deste projeto lindo.
      Foi tudo muito simples: Bruno me contatou, eu aceitei antes mesmo de ver o texto, pq já confio muito nos dois; me enviaram o texto e em uma tarde gravamos. A tarde de gravação, embora rápida e simples, foi uma aula. Ano passado eu participei do Ateliê Sesc de Cinema (foi lá que conheci o Nivaldo) e uma das coisas sobre as quais aprendíamos era o fato de que, como em toda arte, no cinema é necessário flexibilidade. Ás vezes vc tem uma ideia que julga ser a mais brilhante de todas e, no entanto, na prática, por algum motivo ela não funciona. É necessário, então, essa flexibilidade que te permite largar uma ideia e pensar rapidamente em outra. A tarde de gravação do episódio ensinou um pouco sobre isso.
      No dia da gravação contamos com vizinhos fazendo (muito mais) barulho que o esperado; tempo passando rápido demais, o que significa, luz baixando rápido demais :P; uma super cena em mente que não funcionou na prática... Para cada um desses contratempos, o Nivaldo tinha uma saída, tinha um plano B e n perdia tempo se desesperando por eles. Não, ele ia logo para o "ok, isso não vai dar certo. Vamos fazer desse outro jeito que desse outro jeito sim pode funcionar". E funcionou. Tudo ficou lindo.
          O resultado (lindo) pode ser visto aqui e eu super aconselho que assistam a todos os episódios, gente! Tá um melhor que o outro. É um projeto lindo e único aqui na nossa Alagoas, né? Assistam tudinho! Além de tudo, ainda pude trabalhar mais uma vez com meu parceiro favorito Jadir Pereira e conhecer o Ígor Rozza ^_^.
           
        Pronto. Compartilhado tudo isso com vocês, só me resta agradecer mais uma vez: Obrigada ao Bruno, ao Nivaldo, ao Jadir, ao Ígor, ao Matheus... Foi lindo. Lembro desse trabalho com um carinho bem grande porque me cerquei de pessoas queridas. Super obrigada, gente! Razamos!! ^_^

         E pra finalizar... Fotos, fotos fotos...







Louryne Simões

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu que agradeço a oportunidade que me foi dada, Bruno ^_^ Uma honra trabalhar com vcs...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir